Taquaruçu

Localizada a 35 km de Palmas, o distrito é cercado por serras e cachoeiras. A história de Taquaruçu iniciou nos anos de 1940 quando os primeiros imigrantes do Maranhão e do Piauí vieram em busca de novas oportunidades. Na época, a região era Distrito de Porto Nacional e considerada o seu celeiro agrícola, possuindo fartura de produtos como cereais, óleo de babaçu, rapadura, entre outros, produzido pela comunidade que se chamava Santa Fé.
A sua influência sobre a mais nova capital do País, é reconhecida desde 1989 com a criação do estado do Tocantins e a emancipação de Taquaruçu. Neste mesmo ano, outro fato marcou essa história de forma significante, a transferência do poder executivo e legislativo de Taquaruçu para a capital fazendo então o primeiro prefeito eleito e seu vice em primeiros prefeitos de Palmas.
A partir daí, houve uma série de acontecimentos históricos marcando ainda mais essa união. Para estreitar os laços entre as duas, por designação Taquaruçu foi considerado cidade por seis meses, logo em seguida voltou-se a condição de distrito só que destra vez de Palmas. Todos os anos, dia 1° de junho o distrito se transforma em “Capital por um dia” celebrando essa transferência simbólica do poder com a comunidade e visitantes.
Regada por um ambiente de extrema beleza natural o distrito de Taquaruçu possui aproximadamente 7 mil habitantes, é conhecida como a região serrana de Palmas, se destaca entre os visitantes a procura de tranquilidade por possuir 80 cachoeiras catalogadas e vários balneários naturais, grutas, paredões e mirantes em vales a perder de vista. Um local ideal para quem é adeptos aos esportes como rapel, tirolesa, trilhas a pé e ciclismo.A região abriga ecossistemas variados com vegetação do Cerrado, solo seco da caatinga e arvores gigantes amazônicas, o clima varia entre 10° a 34°. Em épocas de feriados e finais de semana é visível o aumento do número de visitantes nas cachoeiras e praças da cidade. Durante todo o ano ocorre em Taquaruçu eventos culturais, um dos principais é o Festival Gastronômico que acontece sempre no mês de agosto. Os atrativos mais procurados pelos visitantes são as cachoeiras e corredeiras, entretanto seu visual singular e horizonte cercado de serras encanta a todos que por ali passa.
Cachoeira Ecológica
Com uma trilha leve de aproximadamente 1km cercada por árvores altas e passando por corredeiras, os visitantes vão poder sentir a natureza, que é diferenciada por possuir um percurso que chega ao topo da cachoeira, podendo descansar alguns minutos e descer por uma trilha ao lado chegando ao poço rodeadas de pedras e samambaias.

Cachoeira Escorrega Macaco
Se encontra na mesma trilha e próximo da cachoeira do Roncador, a cachoeira Escorrega Macaco é vista ainda de longe com 50 metros de altura, pode ser apreciada principalmente por pessoas que procuram tranquilidade.

Cachoeira do Evilson
Os visitantes poderão apreciar um cenário belíssimo durante a caminhada até a cachoeira. O local possui a trilha principal com aproximadamente 800 m com uma descida que leva até a cachoeira, tendo no caminho bancos de madeira para descanso. E outra que chega por cima da cachoeira onde o local possui área para camping.

Cachoeira do Roncador
É marcada por possuir uma trilha com escadaria de subidas e decidas longas de aproximadamente 1,5 km, seguido a trilha os visitantes vão poder aproveitar o passeio tendo um contato direto com a natureza. A vegetação é bem peculiar com árvores altas e plantas rasteiras, o local possui pouca luz deixando o clima mais úmido. A cachoeira possui 70 metros de altura é muito visitada pelo os adeptos de rapel.

Cachoeira da Sambaíba
A 11km de Taquaruçu, com o mesmo acesso da trilha do Vale Vai Quem Quer, a cachoeira da Sambaíba possui aproximadament metros de altura e recompensa com um ótimo poço para banho.

Cachoeira do Taquaruçu
A margem da TO-030 com amplo estacionamento, a cachoeira possui cerca de 15 metros de altura, localizada a 5 km antes de chegar em Taquaruçu. O atrativo possui quedas d’agua de impressionante beleza. Local ideal para pessoas de todas as idades.

Cachoeira do Vai Quem Quer
Durante o percurso no alto da serra os visitantes poderão contemplar no mirante uma linda vista de Taquaruçu e também poderão apreciar a belíssima paisagem do Cerrado e do Vale do Vai Quem Quer até chegar a Cachoeira. Local ideal para quem curte acampamentos.

Cachoeira Véu da noiva
Localizada no córrego do Roncadeira com aproximadamente 70 metros de altura, as águas frias e cristalinas, o lugar ideal para turistas que procuram se refrescar fugindo do calor.

Cadastre-se e receba novidades e promoções da Canindé Ecotour

Contato

Tocantins - Brasil

(63) 99104-8133

(63) 99229-3960

caninde.ecotour@gmail.com